| Substantivo Feminino. Plural.
Do latim fenestræ.
- Abertura estreita por onde passam luz e ar;
- Brecha, fissura, rachadura, greta, trinca, sulco, fenda, oportunidade;
- Espécie de janela alta e afilada de onde se pode olhar o futuro.
O Instituto Frestas tem como seu objetivo principal a promoção da educação, da cultura, da arte, da tecnologia, dos direitos humanos e da democracia. Produzimos cursos e outros formatos de atuação educacional assim como obras de arte de diversas linguagens e mídias.
O valor fundamental do Instituto é o da equidade de oportunidades com foco nas populações historicamente alijadas de direitos sociais no Brasil, como pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pessoas negras, indígenas e racializadas em geral, pessoas trans e LGBTQIAP+ em geral, mães solo, mulheres e pessoas com deficiência (PCD).
Instituto trabalha na construção de espaços horizontais em sua constituição pedagógica, nos quais tanto os educandos/público como os educadores/artistas praticam o ato de aprender, assim como todos também exercem a função de ensinar.
Através de uma prática pedagógica da autonomia dos sujeitos o Frestas busca uma des hierarquização dos conhecimentos e dos valores para dissolver falsas dicotomias como popular/erudito, alta cultura/cultura massa, saberes ancestrais/conhecimento científico, por exemplo.
Todo esse esforço tem como objetivo a construção de um Brasil mais justo em suas oportunidades, cidadania, invenção imaginativa e expressão subjetiva.
Nossa metodologia se baseia no
seguinte tripé essencial:
Atuação nos formatos digitais e híbridos (presenciais-virtuais) que potencializem o alcance das ações através das múltiplas tecnologias do ciberespaço contemporâneo;
Perspectiva decolonial do pensamento artístico, crítico e pedagógico e suas implicações políticas, éticas, estéticas e filosóficas incluindo o deslocamento de certo viés eurocêntrico em direção a uma ênfase nas culturas de resistência, como as africanas e ameríndias;
Transdisciplinaridade e foco na noção ampliada de experiência, buscando assim o reconhecimento da importância radical dos cruzos teórico-práticos, para uma compreensão ampla do mundo e seus fenômenos, de maneira sensível sem deixar de ser racional e afetiva sem deixar de ser objetiva.
Nossas principais frentes de ação são:
Realização de oficinas, cursos, palestras, residências artísticas, atividades formativas em geral, programas de estágio e de capacitação de aprendizes e outros modelos presenciais, remotos e híbridos de educação no Brasil e no exterior;
Produção e promoção de obras de arte e eventos no campo das artes da cena, da música, das artes visuais, das novas mídias, do audiovisual, da literatura, da gastronomia, da moda, da cultura digital, das culturas tradicionais, além de outras atuações no campo artístico, tecnológico e cultural no Brasil e no exterior.
Realização de consultorias pedagógicas e artísticas para professores, artistas, empresas e outras organizações dos setores público e privado incluindo as do terceiro setor;
Desenvolvimento, promoção, financiamento e divulgação de pesquisas e estudos científicos, pedagógicos e artísticos.
Diretoria
Beatriz Barros
Diretora Presidenta | beatrizbarros@frestas.com.br
Beatriz Barros é atriz, diretora teatral, dramaturga e educadora. Graduada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP e formada em Música de Câmara pela Escola de Música do Estado de São Paulo. Em 2018, integrou a 17ª turma do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI. No teatro, foi indicada em 2015 ao Prêmio Shell de Teatro na Categoria Inovação com o grupo que foi cofundadora, o Pequeno Teatro de Torneado. Em 2018 ganhou com a sua atual companhia teatral – a CIA. MAR – o prêmio FEMA São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Revelação. Ainda na área teatral, Beatriz assina a direção do espetáculo “O Avesso da Pele”, obra de livre inspiração a partir do livro que recebe o mesmo título.
Louise Belmonte
Diretora Executiva | belmonte@frestas.com.br
Louise Belmonte é escritora, diretora de cinema e teatro, atriz, educadora, produtora cultural e diretora do Instituto Frestas. Formada em comunicação social com ênfase em cinema pela FAAP, cursou a pós-graduação na Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz e hoje é mestranda em “Escrita Criativa Em Espanhol” pela New York University (NYU). É autora do romance “Primeira pele” (2022) e do livro de poesia “Incessantemente Não Saber” (2023), ambos publicados pela Editora Quelônio.
Equipe
Tricka Carvalho
Produtora
trickacarvalho@gmail.com
Nascida na cidade de São Paulo, é co-fundadora da coletiva teatral Carcaça de Poéticas Negras, que tem como pesquisa de linguagem o corpo negro urbano, suas diásporas, o genocídio e o etnocentrismo na contemporaneidade. Inicia a sua trajetória artística no ano de 2010 dentro de programas sociais de inclusão a cultura na periferia e desde lá constitui a sua experiência, na maioria das vezes, de forma autônoma ou dentro do movimento de teatro de grupo.
Pedro Athié
Produtor de Eventos
pedro@frestas.com
Artista, Dj e produtor cultural. Formado em Cinema e Artes do Corpo, co-criou a festa Tesãozinho Inicial em 2016 com a sócia María Olivia Aporía. Trabalha como produtor de eventos na Casa Frestas desde 2023, e desde 2021, faz parte da produção e articulação cultural de outros eventos independentes na cidade de São Paulo, como as festas Mamba Negra, Novo Affair, a revista Vetor, e eventos da galeria de arte HOA. É artista colaborador no “Núcleo Cinematográfico de Dança” e parte do “Duo Tentâmen” de performance.
Mariana Figueiredo
Produtora de Eventos
mariana@frestas.com
Formada em Design de Moda pelo Instituto Europeu de Design, técnica em Desenho, Corte e Costura pelo SENAC.
Atuou como figurinista para publicidade e conteúdo audiovisual, mídias sociais e produção. Atualmente trabalha como produtora de eventos na Casa Frestas.