CASA FRESTAS

Cursos

Colocar cadeiras para as palavras

com Maria Isabel Iorio
28.08 a 09.10
10 encontros
19h às 22h
Quartas-feiras
R$ 900
bolsas parciais e integrais disponíveis e limitadas

Curso semanal de leitura coletiva com desenvolvimento de um texto individual. Noções expandidas de texto, texto como um encontro entre os presentes, palavra como espaço, voz, na direção dos outros. Leitura como memória do corpo, convivência. Relação entre poesia e dramaturgia. Nenhum pré-requisito, destinado ao público em geral, para quem quer ler junto e escrever com interlocução.

CRONOGRAMA

AULA 1 – VOCÊ FALA DIRETAMENTE COM O MEU CORAÇÃO (28 agosto)
O texto como parte do corpo, guardado de cór. O corpo como primeiro espaço que um texto ocupa. Como receber um texto, viver com ele?

AULA 2 – COM QUEM ESTAMOS FALANDO? (04 de setembro)
Qual a direção de um texto? Quem é a palavra “você”? E o que “você” modifica na pessoa que enuncia? Estamos do lado de que fantasma, manequim, força? Quem nos acompanha quando falamos. 

 AULA 3 – A FALA É UMA NEGOCIAÇÃO (11 de setembro)
A fala como negociação. Negociação como campo de força. O texto como um acordo entre os presentes. A escuta como uma interlocução, a voz como uma invasão, as testemunhas. 

Aula 4 – UMA PALAVRA É A LOUCURA DA OUTRA PALAVRA (18 de setembro)
A capacidade de uma palavra enlouquecer as outras. Puxar as outras. Dar trezentas voltas em torno de uma palavra, situar uma palavra para a fronteira, proteger um texto íntimo do público. 

AULA 5 – ACOMPANHAMENTO DE TEXTOS (25 de setembro)
Acompanhamento dos textos que estarão sendo desenvolvidos. Provocações individuais. 

AULA 6 – É A TUA PRESENÇA QUE PERMITE QUE CONTINUEMOS A CHAMAR TEATRO AQUELE LUGAR (02 de outubro)
Como pensar a fala descentralizada, partindo da coxia, do escuro. Como a escolha do enunciador modifica o espaço inteiro. O retorno da memória como uma ferramenta coletiva. 

AULA 7 – ABERTURA DE PROCESSO (09 de outubro)
Apresentação dos textos individuais desenvolvidos durante o curso.